segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Cidades Mortas


Ele tinha aproximademente 9 anos e se dirigia ao setor de literatura para adultos. A bibliotecaria que não limitava o acesso aos diferentes acervos, observava de longe. Quando percebeu que o garoto não encontrava o que queria ofereceu-lhe ajuda questionando o que ele buscava. Ele então contou que sua amiga havia lhe dito que ali naquela estante tinha um livro que falava sobre Piracaia. A bibliotecaria, um pouco intrigada disse: “De Piracaia? Aqui? Tem certeza? – “Sim, é um livro do Monteiro Lobato?” Diante desta informação, ela ficou intrigada, mais ainda. Mas como não queria contrariar o menino... sugeriu que lhe fosse falando os títulos até chegar ao que ele procurava. E assim foi até dizer: “Cidades Mortas” e o menino responder: “É esse, é esse!” 

O que configura ou decreta o falecimento de uma cidade? A ausência de riqueza demonstrada em seus recursos e que providencia o seu desenvolvimento? A incapacidade ou ingerência de lidar com questões endógenas ou exógenas? Ou será que estas questões na verdade são apenas o reflexo do não se ver, do não se conhecer? Uma cidade que vela não se desvela. O tempo, do vulgar ao mais elaborado, requer um olhar, este por sua vez só é possível sob um prisma, um foco, uma luz.
Hoje comecei a ler, após 14 anos do fato narrado acima, "Cidades Mortas" de Monteiro Lobato, sei de antemão que trata-se de cidades que se viram arruinadas com a decadência da monocultura cafeeira. Sei também que Piracaia passou por esta crise. Mas se reergueu de alguma maneira. Quais serão os elementos pertinentes à uma cidade resiliente?
Será que Piracaia os têm? E se os têm, será que os conhece e sabe dispô-los?

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Piracaia na rede: algum matemático poderia explicar?


Hoje busquei por Piracaia no google e obtive alguns dados...

Aproximadamente 3.830.000 resultadossendo o primeiro link oficial da Prefeitura seguido do "Piracaia.com" e logo depois o da wikipedia.
"Truncando" Piracaia+blog encontrei aproximadamente 341.000 resultados este número se reduz para 288.000 quando acrescento a palavra cidade. Até aqui tudo bem. 
Mas o interessante e MUITO ESTRANHO observado foi que:
Se acrescento a palavra cultura o número se eleva para 1.570.000 resultados (quando deveria diminuir)
Se retiro a palavra cidade desta busca ele se eleva para 1.620.000 resultados. (ok)
E para 1.090.000 resultado em relação ao meio ambiente. (quando também deveria diminuir)
O que isto significa? Por que será que este número cai para 313.000 quando faço a busca sem usar o termo "blog" 
Ora, se estou reduzindo termos de busca o campo de resposta deveria necessariamente aumentar...